Brincadeiras sensoriais: fazendo arroz colorido em casa

Bebês e crianças pequenas adoram as brincadeiras sensoriais, elas trazem um convite livre para que eles explorem novas cores, texturas, e possibilidades de interação com diferentes materiais.

“As descobertas sensoriais foram a principal novidade na minha forma de brincar com as minhas filhas. Eu nunca tinha ouvido falar em Maria Montessori na vida enquanto a minha filha Carol era bebê. Agora sou encantada com o efeito desse tipo de atividade no desenvolvimento da Gabi”, conta Patrícia Marinho, do TempoJunto.

Uma brincadeira sensorial, nada mais é que a possibilidade da criança criar, explorar e usar seus diferentes sentidos para brincar.

Arroz colorido é um material muito divertido para propor às crianças uma série de brincadeiras sensoriais. Com o arroz, é possível criar um tanque sensorial, misturando as cores e escondendo objetos dentro para os bebês procurarem. Outra dica é montar diferentes garrafas sensoriais e chocalhos usando garrafa pet, por exemplo.

O blog Porweful Mothering traz algumas boas dicas para tingir arroz usando, vinagre e corante de alimentos. Para cada xícara de arroz, use uma colher de sopa de vinagre e algumas gotas de corante. Para tingir, a dica é colocar o arroz dentro de um saco plástico (aqueles com ziplock são ideais), misturar o vinagre e o corante, fechar o saco e misturar. Nessa hora, as crianças podem ajudar, mexendo o saco, elas adoram!

Não esqueça de secar o arroz antes de dar para as crianças brincarem.

Fonte: Catraquinha

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *